A Companhia de Jesus, fundada por Inácio Loiola e um grupo de discípulos, na Capela de Montmartre em Paris, 1534, objetivos catequéticos em função da Reforma Protestante e a expansão do luteranismo na Europa.
Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificou a primeira Escola Elementar Brasileira, em Salvador, com o mestre Irmão Vicente Rodrigues de 21 anos.
Talvez o mais conhecido e atuante fosse José de Anchieta, nascido na Ilha de Tenerife e faleceu em Reritiba, atual Anchieta, no sul litorâneo do Espírito Santo.
Os jesuítas dedicaram-se a pregação da fé católica e trabalho educativo, observaram que seria impossível pregar a fé aos índios sem antes ensiná-los a ler e escrever, o processo estendeu-se de Salvador à Sul do país com instalação de cinco Escolas de Instrução Elementar e três Colégios.
As Escolas eram regulamentadas por um documento, o Ratio Studiorum. Não se limitavam ao ensino das primeiras letras e tinham cursos de Filosofia e Letras, como o Ensino Superior para formação de Sacerdotes tinha Teologia e Ciências Sagradas.
Os jesuítas queriam afastar os índios dos colonizadores e criaram as missões, no interior do território. Nas missões, os índios passaram pela catequização e orientados ao trabalho agrícola, garantindo aos jesuítas a fonte de renda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário