O Anel Fibroso

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O anel fibroso é a porção externa do disco intervertebral e funciona como um invólucro que restringe o núcleo. O anel fibroso é elástico o suficiente para permitir apenas uma discreta expansão do núcleo, o que contribui para distribuir o estresse de uma vértebra para outra. É constituído de camadas ou lamelas de feixes cruzados de colágeno – o que permite ao disco resistir aos diversos esforços de torção. As lamelas formam anéis incompletos e o ângulo formado por suas fibras se torna mais agudo quando o disco é pressionado.

A porção externa do anel fibroso apresenta inervação, o que pode explicar a ocorrência de sintomas de dor lombar em casos nos quais os discos se apresentam normais (Yoshizawa et al.1980; Bogduk 1991).

O anel fibroso não se apresenta igual em suas porções anterior e posterior na região lombar. Anteriormente existem cerca de 20 espessas lamelas, entre as rimas vertebrais, frouxamente ancoradas ao ligamento longitudinal anterior. Posteriormente estas lamelas são em menor número, menos espessas e estão fundidas ao ligamento longitudinal posterior. Um ligamento anteriormente desconhecido foi descrito recentemente, o ligamento superficial do anel fibroso (LSAF), situado na parte anterior do disco de L5.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online