A Independência da América Espanhola

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A independência da América espanhola está relacionada com as transformações que ocorreram no século XVIII na Europa e que levaram à derrocada o Absolutismo ou Antigo Regime (Como diziam os revolucionários franceses) ou independência das colônias inglesas na América do Norte, a Revolução Industrial, o Iluminismo e a Revolução Francesa tiveram grande impacto na América Espanhola.

*A Situação Colonial.

Como já vimos, no final do século XV e início do XVI a Espanha formou na América um vasto império colonial, riquíssimo em metais preciosos e que, até fins do século XVIII, foi a principal fonte de sustento da Coroa espanhola. Para governar a administração em quatro vice-reinos: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e do Prata. Também foram criadas quatro capitanias com função de defesa: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.

Outro aspecto muito interessante da colonização espanhola foi a instituição, como já vimos, do Pacto Colonial, que visava manter o monopólio comercial através de uma série de restrições comerciais e de algumas obrigações por parte da colônia, como por exemplo, o fornecimento de matérias-primas e a compra de produtos manufaturados da metrópole.

*As Razões da Independência.

Em meados do século XVIII, a riqueza das colônias espanholas já não era a mesma. A exploração de metais preciosos em séculos anteriores sugou praticamente toda a riqueza de algumas regiões. Como a Espanha era um paíes extremamente atrasado no seu desenvolvimento industrial, importava inúmeros produtos da Inglaterra e da França, tornando-se grande devedor desses países. Para tentar contornar esta situação, a Coroa espanhola encontrou uma solução "pouco comum":

- Aumentar os impostos.

- Restringir ainda mais o comércio colonial.

Essas medidas desagradaram os colonos, principalmente as elites coloniais, ou criollos (descendentes de espanhóis na América), que controlavam boa parte das atividades econômicas coloniais e que mais uma vez não tinham seus interesses representados. Além dessas restrições econômicas, os criollos também eram proibidos de tomar decisões políticas, pois o controle administrativo das colônias estava nas mãos dos chapetones (espanhóis escolhidos pela Coroa pra governar as colônias).

É muito importante salientar, no entanto, que as populações indígenas e os mestiços, em diversas regiões, não estavam preocupados com a Independência, pois eram totalmente marginalizados das decisões políticas e econômicas e seu trabalho era explorado pelos criollos. Portanto, a situação desses povos não mudaria em nada.

*Os Movimentos de Independência.

Os primeiros conflitos entre espanhóis e colonos ocorreram em fins do século XVIII. Entre eles, destaca-se o movimento de Tupac Amaru, no Peru.

O movimento iniciou-se em 1783, com uma revolta de mais de 60 000 índios, liderados pelo índio José Gabriel Condorcanqui, conhecido como Tupac Amaru. A rebelião ocorreu por causa da grande exploração que sofriam os indígenas e se transformouse numa tentativa de independência do Peru. O movimento, depois de intensos combates, foi sufocado por tropas espanholas e Tupac foi assassinado sob brutal tortura para servir como exemplo.

*A Independência do México.

A primeira tentativa de proclamação de independência veio do Vice-Reino da Nova Espanha, em 1810, sob a liderança do Padre Miguel Hidalgo. Entretanto, com o fim do domínio francês sobre a Espanha, a Coroa pôde organizar seu exército e sufocar o movimento.

A independência definitiva ocorreu em 1821, sob o comando do general Iturbide, que se declarou imperador. Em 1823, é proclamada a República.

*A Independência de Nova Granada.

A independência do vice-reino de Nova Granada formou três países: Venezuela, Colômbia e Equador. Quem iniciou o movimento foi Francisco de Miranda, mas foi Simon Bolívar, o grande libertador, que teve decisiva participação na libertação da Grã-Colômbia (1819) que reunia Colômbia e Venezuela; no entanto, a Venezuela rompeu e tornou-se independente em 1830. O Equador tornou-se independente em 1822, tamém com o apoio de Bolívar.

*A Independência do Vice-Reino do Peru.

Desse Vice-Reino formaram-se três repúblicas: Peru, Chile e Bolívia. Em 1817, O'Higgins libertou o Chile, com o apoio de tropas de San Martin (http://www.pediaonline.com.br/2011/05/jose-francisco-de-san-martin-1778-1850.html). Bolívar e San Martin também participara, da libertação do Peru em 1821; a Bolívia consegue sua independência através do General Sucre.

*A Independência do Vice-Reino do Prata.

O processo de independência do Rio da Prata iniciou-se com a libertação do paraguai em 1811, depois a Argentina libertou-se e o Uruguai só conquistou sua independência em 1828, pois fora anexado ao Brasil no início da década de 20 e só libertou-se após uma guerra que durou 3 anos. O grande líder do movimento do Rio da Prata foi San Martin.

*A Tentativa de Unificação.

Após as guerras de independência, alguns homens propuseram a união desses diversos países latino-americanos. O principal divulgador dessa idéia foi Simon Bolívar, que acreditava que com a reunião desses países, a América Latina se tornaria um país extraordinariamente rico, capaz de se manter sem nenhuma intervenção externa.

Em 1826, ocorre o Congresso do Panamá, que tinha por objetivo criar uma Confederação de países latino-americanos. Mas o Congresso foi um fracasso, pois havia grandes divergências entre as elites latino-americanas. Países como Inglaterra e E.U.A também não viam com bons olhos essa unificação, que iria contra seus interesses; então, tentaram de tudo para boicotar o Congresso, inclusive pressionando países a não assinarem o Tratado.

*A Influência dos E.U.A.

Os Estados Unidos se apressaram em reconhecer as independências latino-americanas. Os E.U.A manifestaram sua posição contrária a qualquer tentativa de invasão européia na América. Através do Presidente Monroe surgiu o ideal da "América para os americanos", também conhecido como "Doutrina Monroe". Através da "Doutrina Monroe", os E.U.A conseguiram impor seu domínio sobre a América Latina, tornando assim, a "América para os norte-americanos".



8 comentários

Anônimo disse...

gostei..............

20:54
Anônimo disse...

Não ..falta a PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA .. Só isso, ;)

10:39
mah! :) disse...

gostei!!!!!!!!!

13:00
Anônimo disse...

eu tambem goosteii ³¬¬

11:38
Anônimo disse...

legal, faltou uma explicaçao de maior dimensao da participaçao autoritária de San Martin

15:57
Anônimo disse...

Legal, mas nao fala muito dos paises que fizeram parte da America espanhola!!

10:51
Anônimo disse...
Anônimo disse...

me ajudaram bastaorhntes vocs são melhor do que Wikipédia, a enciclopédia livre

18:55

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online