As Transformações Européias do Século XIX

quinta-feira, 7 de maio de 2009

*A Restauração da Monarquia Francesa.

Com a queda de Napolão Bonaparte, a monarquia francesa foi restaurada com Luís XVIII, que governou de 1815 a 1824. Esse período foi marcado por perseguições a grupos bonapartistas e liberais. Com a morte de Luís XVIII, assumiu o trono seu irmão Carlos X, que criou leis que passavam para as mãos da Igreja o ensino e indenizava inúmeros aristocratas que tinham perdido suas terras com a Revolução Francesa.

Em 1830, Carlos X fechou o Congresso e iniciou a perseguição aos liberais, o que desencadeou uma violenta reação que teve o apoio da alta burguesia. Esta depôs Carlos X e colocou em seu lugar Luís Felipe D'Orléans, que governou até 1848.

*A Situação dos Operários.

Como já vimos, a Revolução Industrial trouxe grandes transformações e muitos acreditavam que a máquina traria enormes benefícios para a humandade. O mesmo não diziam os trabalhadores das fábricas.

A condição de vida dos operários até meados do século XIX era degradante: a maioria deles morava em cortiços sem as mínimas condições de higiene, tornando-se locais para a propagação de inúmeras doenças. Apesar do grande crescimento industrial (Que fez com que milhares de pessoas abandonassem os campos em busca de melhores condições nas cidades), milhares de pessoas continuavam desempregadas e muitas se entregaram aos crimes e à prostituição. As cidades industrializadas eram o verdadeiro caos.

*O Movimento Operário.

Já em fins do século XVIII, descontentes com sua situação, os operários começaram a formar grupos, associações e entidades com o objetivo de pressionar os governos a mudarem sua situação.

A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar, e o primeiro país a ter organizações operárias.

Um dos primeiros movimentos que teve grande adesão foi o "Ludismo", por causa do seu líder Ned Ludd. Uma das principais atitudes desse movimento era a destruição das máquinas. A reação do governo inglês foi violenta e foi proibida qualquer união entre os operários.

Apesar da proibição, os movimentos não pararam de crescer. Surgiram os primeiros sindicatos que começaram a se manifestar de diversas maneiras, dentre elas, as greves. Os trabalhadores, além de tentarem mudar sua situação perante aos patrões, queriam também ser representados no Parlamento.

Em 1838, trabalhadores ingleses redigiram uma carta ao governo exigindo melhores condições. A idéia espalhou-se e milhares de trabalhadores tomaram as mesmas atitudes, surgindo, em poucos meses, O Movimento Cartista.

Novamente a polícia inglesa entrou em ação, reprimindo o movimento.
As reivindicações dos operários foram ouvidas aos poucos e apenas em fins do século XIX é que os operários conquistaram:

- Redução da jornadaa de trabalho para 8 horas;

- Salário-mínimo;

- Descanso semanal;

- Férias.

Nem todos os países, entretanto, tornaram melhor a vida dos seus trabalhadores, o que provocou diversos conflitos durante o século XX.

*O Socialismo.

Durante o período de organização dos operários surgiram vários pensadores formulando críticas severas à nova sociedade industrial e aos sistemas sócio-econômicos em que a produção e distribuição de renda e produtos deveria ser planejada para atender às necessidades básicas da população. Essas novas formulações ficaram conhecidas como Socialismo.

Existiram duas correntes principais dentro do Socialismo durante o século XIX: o Socialismo Utópico e o Socialismo Científico.

*O Socialismo Utópico.

Essa corrente do socialismo recebeu nome porque a maioria de suas idéias eram irrealizáves, pois não levam em conta a dificuldade de colocá-las em prática.

Os principais socialistas utópicos foram Saint-Simon, Charles Fourrier e Robert Owe. Saint-Simon (1760-1825) acreditava na possibilidade de uma vida harmoniosa entre as diversas camadas da sociedade. Para ele, o governo deveria ser composto por cientistas, artistas, operários, industriais e banqueiros.

Charles Fourrier (1772-1858) aplicou suas idéias em sua prórpria fábrica na Escócia. Reduziu a jornada de trabalho para 10 horas, construiu casas e deu ensino gratuito para os trabalhadores e seus filhos, além de criar um armazém com produtos a preço de custo para os trabalhadores.

*O Socialismo Científico.

Essa corrente é representada por dois importantes personagens: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Esses dois pensadores fizeram estudos profundos da história da humanidade e da transformação dos modos de produção. Para eles, a única classe capaz de fazer transformações verdadeiras era a classe operária. Os operários deveriam tomar os meios de produção (Terras, máquinas e fábricas), que estavam nas mãos de alguns capitalistas, e sociolizá-los. O Estado também teria uma função capital: fazer a distribuição de renda.

O pensamento de Marx e Engels teve grande influência sobre a classe operária durante o século XIX e é cultuado a´te hoje. Suas principais obras são O Manifesto Comunista (Marx e Engles), O Capital (Marx) e A Situação Da Classe Operária Inglesa (Engels).

*A Revolução de 1848.

Em 1830, na França, Carlos X foi deposto e em seu lugar assumiu Luís Felipe D'Orléans, e ao contrário do que pensava a maioria da população, seu governo manteve a situação sócio-econômico tal qual se apresentava. A única diferença foi o restabelecimento da política liberal, mas a pequena burguesia continuou fora das decisões governamentais, assim com os operários e camponeses.

Entre os anos de 1846 e 1848, a França passou por uma terrível crise econômica. As colheitas foram péssimas, o preço dos produtos alimentícios aumentou absurdamente, agravando ainda mais a situação da população. Além disso, diversas fábricas faliram e muitos trabalhadores perderam seus empregos.

Ocorreram diversas manifestações contra o governo, o primeiro-ministro, francês, Guizou, tentou reprimir as manifestações em vão, pois a Guarda Nacional unira-se aos revoltosos, iniciando-se a Revolução Liberal de 1848.

Com o exército ao seu lado, os revolucionários forçaram Luís Felipe a abdicar. O governo provisório foi formado por republicanos, liderados por Affonse Lamartine e os socialistas, liderados por Louis Blane. Apesa das diferenças claras entre os dois grupos foram tomadas algumas medidas importantes:

- Instaurou-se a liberdade de imprensa;

- Foi abolida a escravização nas colônias;

- Sindicatos foram legalizados;

- A jornada de trabalho foi reduzida para 10 horas;

- Foi convocada uma Assembléia Constituinte.

Apesar de os socialistas terem conseguido a maioria na Assembléia, o Governo Provisório revogou a Lei que diminuia a jornada de trabalho, mandou fechar sindicatos e perseguiu jornais socialistas.

A reação da população veio de imediato, e milhares de pessoas saíram às ruas, só que dessa vez o exército obedeceu às ordens do governo e a população foi esmagada: mais de 10 000 pessoas foram mortas.

Em Dezembro de 1848, Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonaparte, foi eleito Presidente da França e em Dezembro de 1851 deu um Golpe de Estado, fechando a Assembléia e tendo o poder absoluto. Este golpe ficou conhecido como "O 18 Brumário de Luís Bonaparte". A partir daí, instalou-se o Novo Império, que duraria até 1870.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online