Em 1799, foi aprovada uma nova constituição que dava amplos poderes a Napoleão Bonaparte, iniciando assim uma ditadura militar que duraria 15 anos. Durante o período do consulado, a burguesia conseguiu consolidar seu poder. Foi um período marcado por uma nova política econômica e total reorganização administrativa.
Vejamos suas principais medidas:
- Administração: centralização, nomeação para cargos públicos de confiança ou não, estavam nas mãos de Napoleão.
- Economia: criação do Banco Francês (1800), controlando a emissão de moedas e, conseqüentemente, a inflação. Fortaleceu a indústria e o comércio com tarifas protecionistas.
- Educação: reorganização do sistema de ensino, colocando a educação sob as "asas" do governo para poder controlar o pensamento de poder político.
Também podemos destacar os acordos feitos entre Napoleão e a Igreja Católica, com o objetivo de tornar a religião um meio de poder político.
*O Império Napoleônico.
Manipulando a opinião pública, Napoleão foi eleito, através de um plesbicito, Imperador da França em 1804, recebendo o título de Napoleão I. Já em 1800, Napoleão tinha derrotado a Áustria, Prússia e inclusive a Rússia. A Inglaterra, que também fazia parte da aliança antinapoleônica, foi forçada a assinar um tratado em que passava parte de suas colônias para a França.
Em 1805, formou-se uma nova aliança liderada pela Inglaterra. Mesmo sendo derrotado pelos ingleses, Napoleão conseguiu brilhantes vitórias sobre a Áustria (1805), Prússia (1806) e a Rússia (1807).
Não conseguindo invadir e derrotar a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental à Inglaterra, determinando que todos os países do continente europeu fechassem seus portos ao comércio inglês.
Por volta de 1810, no entanto, o governo de Napoleão passou a ser criticado dentro da própria França, pois, o grande império custou a vida de muitos milhares de soldados.
O Bloqueio Continental também não surtiu o efeito desejado. A Rússia abandonou o Bloqueio em 1810, pois enfrentava uma terrível crise econômica e o czar Alexandre I não teve outra opção, senão negociar sua superprodução de cereais com a Inglaterra.
O abandono do Bloqueio levou Napoleão a invadir a Rússia em 1812, para forçar Alexandre I a voltar ao Bloqueio. Napoleão invadiu Moscou e incendiou-a. No entanto, a campanha contra a Rússia levou à decadência e à destruição do império napoleônico. dos 400 000 soldados que partiram junto com Napoleão para a Rússia, menos de 100 000 voltaram. O terrível inverno russo destruiu o exército francês.
Ao voltar para a França, o irmão de Luís XVI, Luís XVIII havia assumido o governo. Napoleão foi exilado na ilha de Elba. Em Março de 1815, reuniu algumas tropas para reassumir o poder, por apenas 100 dias. Uma nova coligação internacional derrotou definitvamente Napoleão, na batalha de Waterloo, em Junho de 1815.
Napoleão foi preso e levado para a ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, onde permaneceu até morrer, em 1821. Luís XVIII foi reconduzido ao trono em 1815.

Fonte da Imagem: www.bussolaescolar.com.br

Fonte da Imagem: rivendell.fortunecity.com











1 comment
Alguns artigos registram 678 mil soldados franceses na campanha da Rússia, inclusive com a volta de aproximadamente 30 mil soldados.
16:59Está correto esse numero apresentado neste artigo ?
Postar um comentário