Conflitos na China envolvendo questão comercial ilegal de ópio pelos ingleses. A Primeira Guerra de Ópio (1839 – 1842) foi entre Reino Unido e China. Na Segunda Guerra de Ópio (1856 – 1860) conhecida também como Guerra Anglo-Francesa na China, desta vez britânicos se aliam a França contra os chineses. Com a vitória européia obtêm-se privilégios comerciais e territoriais na China, avançando o imperialismo.
*Primeira Guerra de Ópio (1839 – 1842).
- Causas: em 1820 os ingleses obtiveram exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. Importador de seda, chá e porcelana, então em moda no continente europeu, a Inglaterra conhecia o grande déficit comercial em relação à China.
Para compensar as perdas, a Grã-Bretanha vendia ópio indiano para o Império do Meio. O governo de Beijing proibiu a transação da droga. Levou Londres a declarar guerra à China.
A marinha e o exército britânico com armamentos modernos venceram com facilidade as tropas chinesas.
- Consequências: a China entrou 5 portos livres para o comércio britânico e concedeu o território da Ilha de Hong Kong.
*Segunda Guerra de Ópio (1856 – 1860).
- Causas: interesse ocidental em submeter a China ao domínio imperialista.
Tropas anglo-francesas tomam Pequim. O governo Chinês foi obrigado a assinar um acordo o qual mais 7 portos eram abertos ao comércio internacional. Concedida permissão para implantar missões religiosas cristãs no território chinês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário