Conferência de Berlim

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Realizado em 15 de Novembro de 1884 e durou até 26 de Fevereiro de 1885, o objetivo era organizar em regras a ocupação da África pelas potências coloniais, resulto na divisão que não respeitou a história e nem relações étnicas.

Foi proposto por Portugal e organizado pelo Chanceler Otto Von Bismarck (alemão) – país anfitrião que não possuía colônias africanas, mas com o desejo viu-se satisfeito, passando a administrar o sudoeste africano (atualmente Namíbia). Participaram também Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria e Império Otomano.

Portugal apresentou um projeto chamado Mapa Cor-de-rosa e consistia em ligar Angola a Moçambique para haver comunicação entre as colônias facilitando o comércio e transporte. A Inglaterra antigo aliado dos portugueses negou o projeto e fez um ultimato, conhecido como Ultimato Britânico de 1890, ameaçando Portugal se não acabasse com o projeto, com medo de uma crise, não se avançou com o projeto.

O resultado foi que a Grã-Bretanha administrava toda a África Austral, exceto Angola, Moçambique e o Sudoeste Africano que pertencia a Portugal, a África Oriental, com exceção de Tanganica, a costa ocidental e o norte partilhado com a França, Espanha e Portugal.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online