Consiste em uma atividade física leve e de curta duração, realizada no próprio ambiente de trabalho, onde são aplicados exercícios preventivos através de alongamentos para compensação e relaxamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, sem levar o trabalhador ao cansaço.
Ginástica Laboral pode ser aplicada nas empresas como exercícios de:
*Preparação;
*Compensação;
*Relaxamento.
*Ginástica Preparatória.
Indicada para tarefas que exigem muito esforço físico, deve ser realizada antes da jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 10 a 15 minutos. Ela prepara o funcionário para iniciar suas tarefas diárias, despertando-o e prevenindo distensões musculares. Os exercícios realizados aqui são de alongamento, aquecimento, mobilidade articular, preparando os funcionários para o trabalho com mais disposição, evitando contraturas e distensões musculares.
*Ginástica Compensatória.
Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximadamente de 5 a 10 minutos, como pausa ativa, compensando posturas inadequadas e esforços repetitivos, exigidos em funções operacionais, minimizando desconfortos musculares. São aplicados exercícios de alongamento, descontração, soltura. A ginástica compensatória e indicada para tarefas repetitivas, de muita concentração e pressão.
*Ginástica de Relaxamento.
Realizada no final ou após o expediente com duração de 20 a 30 minutos e objetivando recuperar o funcionário do desgaste exigido no trabalho.São exercícios de relaxamento, respiração, massagem, provocando uma sensação de bem estar. Indicado para todas as tarefas realizadas nas empresas.
*Benefícios da Ginástica Laboral:
-Melhora integração social e clima organizacional;
-Maior disposição e concentração no trabalho;
-Melhora a consciência corporal e postural;
-Diminui a tensão muscular desnecessária;
-Melhora a oxigenação dos músculos e oxigenação sanguínea;
-Diminui riscos de acidente no trabalho, por falha humana;
-Diminui absenteísmo e afastamentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário