O Imperialismo

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Vimos que, em meados do século XVIII, a Europa entrou num processo de grandes transformações, principalmente por causa da Revolução Industrial.

Essas transformações nos meios de produção geraram uma fanstástica capacidade de produzir. Só que esta super-produção necessitiva de um amplo mercado consumidor. As máquinas necessitavam também de grandes quantidades de minérios.

No século XIX, as potências européias saíram em busca de novas colônias para que estas fornecessem matérias-primas para as metrópoles, além de se tornarem mercados consumidores. Essa Nova Colonização (também chamada de imperialismo) diferenciava-se da colonização do século XVI, pois não pretendia o monopólio comercial, o que mandava era a livre concorrência e a indústria mais forte vencia.

As regiões atingidas pelo imperialismo foram a Ásia e a África. A justificativa da colonização lembrava muito a colonização do século XVI. Julgava-se que os povos africanos e asiáticos não eram "civilizados", e a exploração era uma boa alternativa para "civilizá-los".

Os primeiros países que saíram em busca de colônias foram França e Inglaterra. A França iniciou sua colonização em 1830. Suas colônias na África estavam mais ao norte e os países que ficaram sob o domínio francês foram Argélia, Guiné, Costa do Marfm e Marrocos. Na Ásia, as regiões sob o domínio francês localizavam-se na região da Indochina (O sudeste asiático).

A colonização inglesa iniciou-se em 1837 com o início do reinado da Rainha Vitória. Os ingleses colonizaram diversas regiões da África, desde o Egito até a África do Sul. Os ingleses disputaram com os africanos de origem holandesa, os boêres, a extração de diamente e ouro na região do Orange. Os confrontos entre eles ficaram conhecidos como a Guerra dos Boêres (1899-1902), vencida pela Inglaterra. Na Ásia as principais regiões de colonização foram a Índia e a China. Os ingleses tinham um grande comércio de ópio com os chineses.

Em 1840, as autoridades chinesas resolveram proibir o comércio do ópio da China, iniciando a Guerra do Ópio, que durou dois anos e trazendo grande humilhação para a China, que foi forçada a assinar o Tratado de Nanquim. Através dele, a Inglaterra conseguiu uma série de vantagens econômicas, como o direito sobre a cidade portuária de Hong Kong.

Outros países também saíram atrás de colônias. Bélgica, Alemanha e Itália, são alguns países que se industrializaram tardiamente, mas conquistaram algumas colônias.

Além das potências européias, o Japão e os E.U.A participaram ativamente do processo imperialista. Os japoneses ocuparam a Coréia, enquanto os norte-americanos anexaram o Havai e as Filipinas.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online