Com a Guerra dos 7 Anos (1756-1763) entre França e Inglaterra disputando terras na América do Norte, saindo vitoriosa a Inglaterra, o Rei Jeorge decidiu aumentar os impostos para tentar recuperar as perdas da guerra. Dessa forma, seria possível também impor um maior vigor à dominação colonial. Essa tentativa de fortalecer o monopólio comercial ocorreu através de algumas leis como:
- Lei do Açúcar (1764): proibia a importação de açúcar e seus derivados de qualquer outra região que não fossem as Antilhas Britânicas;
- Lei do Selo (1765): cobrava taxas sobre diversos documentos comerciais;
- Lei do Chá (1773): concedia o monopólio da venda do chá à Companhia das Índias Orientais. Neste ano ocorrem os primeiros conflitos entre os colonos e a Inglaterra. Um carregamento de chá é totalmente destruído pelos colonos em forma de protesto (16/12/1773).
*A Guerra da Independência.
As novas leis, que visavam fortalecer o monopólio comercial geraram, grande insatisfação nas colônias. As idéias iluministas, que se espalhavam pelo mundo neste período, encontraram um solo fértil na América do Norte. Em 4 de Julho de 1776, os norte-americanos declaram sua independência através de Thomas Jefferson.
A Inglaterra não aceitou a independência e iniciaram-se os conflitos. A partir de 1778, os americanos receberam o apoio financeiro e militar da França e Espanha, que queriam enfraquecer a Inglaterra. A guerra terminou em 1783 com o reconhecimento da independência peloa Inglaterra. Em 1787 foi proclamada a primeira Constituição dos Estados Unidos, que adotou a forma de governo republicano e a separação dos três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. George Washington foi eleito o primeiro Presidente em 1789.

Fonte da Imagem: blog8fm.blogspot.com

Fonte da Imagem: www.terra.com.br

Fonte da Imagem: www.terra.com.br











0 comments
Postar um comentário