A Frequência Cardíaca de Repouso (FCRep) é o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando você está em repouso completo. A FCRep de um desportista é geralmente menor que a de uma pessoa sedentária. O débito cardíaco em repouso varia entre 5 a 8,0 litros/minuto em indivíduos destreinados e nos fisicamente aptos.
O débito cardíaco (volume de sangue ejetado na aorta em um minuto) é medido pelo produto do Volume Sistólico (VS) vezes a freqüência cardíaca (FC), ou seja: DC = VS x FC. O volume sistólico, em repouso, em indivíduo do sexo masculino destreinado é, em média, 70 a 90 ml por sístole e 100 a 120 ml no indivíduo treinado. Em mulheres destreinadas entre 50 a 70 ml e de 70 a 90 ml por sístole nas treinadas.
Durante a diástole, o enchimento dos ventrículos, normalmente, aumenta o volume de cada Ventrículo para cerca de 120 a 130 ml que se denomina volume diastólico final (VDF). Durante a sístole, o ventrículo esvazia-se de 70 a 90 ml (volume sistólico).
O volume que permanece, cerca de 50m a 60 ml, é denominado volume sistólico final (VSF). A freqüência cardíaca em repouso varia, em indivíduos normais, em 40bpm (atletas de resistência, maratonista, por exemplo) a valores próximos a 100bpm. Em média, em indivíduos sedentários, a freqüência cardíaca em repouso está entre 70 a 90bpm.
Pode-se observar que a freqüência cardíaca de repouso é mais baixa nos indivíduos atletas, pois esta diminuição é uma conseqüência dos programas de treinamento físico. A freqüência cardíaca em repouso é alterada grandiosamente com o uso de medicamentos (betabloqueadores, efedrina, etc.), estado emocional, fatores ambientais (calor, frio), tabagismo e outros fatores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário