Demais Conquistadores

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ingleses, franceses e flamengos também foram às conquistas em meados do séc. XVI, grande parte devido à instabilidade política. França e Inglaterra estiveram envolvidas na Guerra dos Cem Anos até 1453, logo depois os ingleses enfrentaram a Guerra das Duas Rosas (1455-1485). Os flamengos tinham seu território divido em províncias com disputas internas e externas.

Quando as monarquias se lançaram nas navegações, tanto o comércio oriental como as terras na África, América e Ásia estavam sob domínio português ou espanhol.

Para chegar ao Oriente, franceses e ingleses procuraram uma passagem ao Pacífico pelo Atlântico Norte. Não tiveram sucesso, mas firmaram domínio sobre vastas terras na América do Norte, onde foi construída muitas colônias.

Para conseguir maior participação nas riquezas das conquistas marítimas, os franceses e ingleses recorreram à pirataria. Os franceses percorreram a costa brasileira, onde estabeleceu comércio com os nativos, explorando o pau-brasil, por exemplo, com tentativas de fazer colônias. Essas iniciativas foram combatidas pelos portugueses, com medo das perdas de onde consideravam sua posse.

Os ingleses, a partir da metade do séc. XVI, atuaram nas áreas americanas controladas pela Espanha. Interessados nos lucros dessa prática, a pirataria tinha apoio do governo inglês. Na mesma época entraram na atividade lucrativa, tráfico de escravos africanos para a América.

Os flamengos iniciaram sua expansão pelo mar do Norte e de Barents. Na América, ocuparam as Guianas e as Antilhas, fundaram a cidade Nova Amsterdã, atual Nova York.

Também participaram dos lucros da produção de açúcar nas colônias portuguesas na América, financiaram a instalação de engenhos e distribuíam os produtos na Europa.

No séc. XVII, tentam dominar áreas produtoras de açúcar na América portuguesa, como também portos africanos envolvidos no tráfico escravista.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online