As Invasões Holandesas

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Até o final do século XVI, Portugal e Holanda tinham ligações comerciais muito fortes, pois, eram os comerciantes holandeses que faziam toda a distribuição do açúcar na Europa. A partir de 1580, no entanto, essas relações mudaram consideravelmente.

A morte do Infante de Portugal, D. Henrique, que não deixou nenhum descendente legítimo, abriu as portas para o herdeiro mais próximo, Felipe II, Rei da Espanha, que une os dois reinos e que toma sob seu comando todas as terras pertencentes a Portugal e, entre elas, o Brasil.

Com os conflitos existentes entre Espanha e Holanda. Felipe II adota medidas drásticas e proíbe qualquer tipo de relação de seus domínios com os holandeses.
Tanto os produtores e senhores de engenho como os comerciantes holandeses vêem seus lucros se acabarem. Em vista disto, os holandeses fundaram a Campanha das Índias Ocidentais, com o intuito de controlar e manter o comércio de açúcar entre Holanda e Brasil.

A primeira invasão foi em 1624 em Salvador e durou apenas um ano. Em 1630, tentaram novamente, aí, obtiveram êxito, pois invadiram Pernambuco, que era menos guarnecida que Salvador.

Apesar da resistência colonial, os holandeses venceram os combates e através de Maurício de Nassau, o holandês que assumiu a administração do Brasil entre 1637 e 1644, abriram os créditos para reconstrução de engenhos, recuperação de canaviais e a compra de escravos. Maurício de Nassau passou a adotar uma política de tolerância religiosa, para conseguir o apoio dos católicos.

Todavia, os colonos, apesar dos empréstimos concedidos pelos holandeses, enfrentaram entre 1640 e 1642, incêndios, inundações e epidemias entre os escravos. Os holandeses, por sua vez, queriam ser mais rigorosos em suas cobranças, o que desagradou os produtores de açúcar.

Portugal havia conseguido sua separação da Espanha e estava disposto a reaver sua colônia, iniciando-se novamente os combates entre portugueses e holandeses. Após alguns anos de batalhas, os portugueses conseguiram o apoio dos ingleses, que também tinham o interesse na derrota dos holandeses, o que ocorreu em 1654.

A partir daí, então, começou a entrar em decadência o ciclo do açúcar brasileiro, pois, os holandeses levaram seus conhecimentos do cultivo da cana-de-açúcar para as Antilhas, onde a plantaram em grandes quantidades e passaram a vendê-la a um preço menor no mercado Europeu, desbancando o açúcar brasileiro.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online