Corrida, Bom para a Criança, Uma Segurança para os Pais

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Além de trazer diversos benefícios à criança, a corrida permite criar uma relação entre pais e filhos mais próxima. Só o fato de fazer uma corrida em tom de brincadeira proporciona momentos de conversa e de segurança. Se na infância os pais participam das atividades físicas dos filhos de maneira positiva, mostrando satisfação independente do resultado, farão do esporte um ambiente seguro: as crianças ficam mais próximas dos pais.

Pais que estão presentes nas atividades dos filhos têm uma relação mais compreensiva e companheira. Crianças gostam de animação e bagunça. Essa é uma boa tática para atraí-las para o esporte.

Os esportes são saudáveis em qualquer idade. E o quanto antes a pessoa começar a se exercitar, melhor. A corrida traz vários benefícios para a criança. Quanto maior for a variedade de movimentos que a criança experimentar, melhor será o domínio e o conhecimento que ela terá de seu próprio corpo. "É como se ela tivesse uma espécie de inteligência motora, que facilita a aprendizagem de qualquer atividade corporal, não apenas esportiva, mas também de atividades da vida diária, nos estudos e futuras atividades profissionais” Alexandre Rezende comenta.

Acrescentou que a prática da corrida ajuda: no crescimento físico; no amadurecimento emocional (aprender a lidar com os medos e as frustrações); na formação moral (aprender a jogar "limpo", de acordo com as regras e a ética esportiva); na socialização (aprender a fazer amigos e a jogar em equipe, de forma cooperativa) e no desenvolvimento da inteligência (capacidade de solucionar problemas e tomar decisões sobre a jogada mais adequada para cada situação de jogo), aliada a uma dieta de baixas calorias (hipocalórica), diminui a pressão arterial e aumenta a capacidade cardiovascular de crianças obesas. Também auxilia na formação da personalidade (aprender a valorizar a si mesmo, descobrindo suas potencialidades e talentos) e influencia as crianças a aprenderem a gostar de fazer exercícios, de forma a adotarem, quando adultos, um estilo de vida ativo - uma das principais recomendações médicas para a manutenção da saúde.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online