A função das missões era de catequizar e "civilizar" os índios. Os jesuítas (Pertencentes à Companhia de Jesus) formavam expedições com o intuito de encontrar os índios e fazê-los crer na fé cristã. Essas expedições eram conhecidas como Missões Jesuítas.
Nos primeiros contatos, os jesuítas adaptavam-se ao modo de vida tribal dos índios e, a partir daí, introduziam noções religiosas. Mas, como a intenção também era "trazer a civilização" para os índios, os jesuítas ensinaram novos hábitos de vida e de novos trabalhos, o que foi muito importante, pois os índios, além de produzirem para si próprios, passaram a produzir para vender e os jesuítas começaram a obter lucro em suas missões.
É muito importante ressaltar que, com o surgimento das missões jesuítas, a escravização dos indígenas diminuiu consideravelmente, pois, os missionários não permitiam a sua escravização e tinham o apoio da Coroa portuguesa, e havia grandes problemas entre missionários e colonos. No entanto, a intenção dos missionários também era a de explorar o trabalho indígena. Não era apenas trazer uma nova maneira de vida para os índios, era sim, fazer com que esses novos métodos de trabalho adquiridos pelos índios, fossem submetidos às ordens dos missionários.
Para que os índios aceitassem essa nova cultura, era muito comum os jesuítas levarem as crianças para dentro dos conventos e embutirem uma nova cultura em suas mentes durante o período que permaneciam dentro destes conventos. Quando assimilavam essa nova cultura, ficava muito mais fácil dominá-los.
Apesar dos conflitos entre missionários e colonos, muitas missões também trabalhavam a serviço dos colonos, "preparando o terreno" para a chegada dos homens brancos e sua cruel dominação. Portanto, as missões jesuítas tinham como função-mor catequizar os índios, só que essa catequização tinha o interesse de fazer os índios aceitarem a cultura e se submeterem a ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário