A Origem da Vida

terça-feira, 17 de maio de 2011

A biogênese explica a origem dos seres vivos, a origem da vida passou a preocupar os cientistas.
Uma pergunta fica, os organismos surgem de outros preexistentes, certo? E como se originou o primeiro?

Muitas hipóteses foram elaboradas na tentativa de explicar a origem da vida. Atualmente, a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, do russo Aleksandr Ivanovich Oparin (http://www.pediaonline.com.br/2011/05/aleksandr-ivanovich-oparin-1894-1980.html) e do britânico J.B.S. Haldane (http://www.pediaonline.com.br/2011/05/john-burdon-sanderson-haldane-1892-1964.html) é bem aceita, isso na década de 20.

Segundo a hipótese as moléculas orgânicas complexas teriam se formado de moléculas simples, nas condições da Terra primitiva.
A atmosfera primitiva logo após sua formação, composição diferente da encontrada atualmente, formada por metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O). A atmosfera primitiva não apresentava oxigênio (O2), permitindo radiação ultravioleta provindo do Sol atingindo a superfície terrestre intensamente. Atualmente na atmosfera a radiação também ocorre de fato, mas em quantias menores, pois filtra-se na camada de ozônio (O3).

Os componentes da atmosfera primitiva deve ter reagido entre si, formando assim moléculas orgânicas simples. A reação ocorreu devido à descargas elétricas fortíssimas das tempestades que ocorriam com frequência e a sob a influência dos raios ultravioletas do Sol.

A formação de grandes números de substâncias orgânicas, simples e complexas, transformou os mares. Moléculas de proteína dispersa em água formam a solução coloidal com características próprias. Nos colóides, a molécula de proteína se localiza envolvida por várias outras moléculas de água atraídas pela diferença de carga elétrica entre elas. Se houver alteração no grau de acidez da solução coloidal, as moléculas de proteína aproximam-se, e, formam vários aglomerados protéicos envolvidos por moléculas de água. Esses aglomerados foram denominados por Oparin de coacervados.

Os coacervados não eram seres vivos, mas uma organização primitiva de substâncias orgânicas - principalmente as proteínas - num sistema isolado do meio. Apesar de isolados, os coacervados trocavam substâncias com o meio externo, sendo no seu interior possibilitou a ocorrência de inúmeras reações químicas.

Com as constantes reações químicas, alguns coacervados tornam-se complexos, chegando inclusive apresentando capacidade de duplicar-se. Neste momento teriam surgidos os seres vivos primários, primitivos, mas com capacidade de reproduzir, originando outros seres vivos. A evolução longa e gradual dos sistemas químicos teve a duração aproximada de 2 bilhões de anos.

Aceita-se a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, as primeiras formas de vida eram heterótrofas, originadas do ambiente rico em substância orgânica, mas sem oxigênio. Contando a ausência de oxigênio, supõe que os primeiros seres eram anaeróbicos, conseguindo adquirir energia por fermentação.

Obs.: seres aeróbicos obtêm energia do uso de oxigênio; os anaeróbicos não, a respiração é um processo aeróbico, e, a fermentação é anaeróbico. Os dois processos liberam gás carbônico e energia.

Na fermentação a quantia de CO2 liberada começa a subir. Conforme o tempo passava, a disponibilidade de alimento reduzia e os sistemas químicos continuavam evoluindo, com processos mais complexos. Nesse momento deve ter surgido os primeiros seres capazes de utilizar gás carbônico, energia luminosa e água para fabricar seus compostos orgânicos, surgindo então os seres autotróficos fotossintetizantes (produzem seu alimento pela fotossíntese). Esses seres liberavam oxigênio, gás que não havia na atmosfera terrestre. Com o aumento constante da complexidade dos sistemas químicos surgiu os primeiros seres heterotróficos aeróbicos (respiração aeróbica). Esses organismos não eram capazes de produzir seu alimento, usavam substância orgânica e oxigênio para liberar energia.

A fermentação, a fotossíntese e a respiração aeróbica são processos que permanecem desde então ocorrendo na Terra.

*Hipótese heterotrófica:

fermentação --> fotossíntese --> respiração

*Quer praticar? Acesse o link de exercícios relacionados ao tema:
http://www.pediaonline.com.br/2011/05/exercicios-de-biologia-4.html

3 comentários

Anônimo disse...

achei bem legal, mas muitas coisas ainda nos confundem...

16:19
Anônimo disse...

muito obrigada me ajudou muito com meu trabalho sobre "A origem da vida"

11:27
Anônimo disse...

ass:BiancaPNR

11:28

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online