Pioneirismo Português

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Em Portugal ficavam pontos de escala para embarcações que iam do Mediterrâneo em direção ao mar do Norte. Beneficiou o desenvolvimento comercial portuário e formação de próspero grupo mercantil. Com o apoio deste grupo, o rei formou um Estado centralizado em 1385, concentrando os poderes.

O Estado português foi responsável por incentivar o comércio e iniciativas à navegação. Também incentivou combate aos islâmicos e conduziu histórias mostrando uma Índia desconhecida e fantástica, algo como um paraíso terrestre onde os europeus que fossem lá deparavam-se com colméias de mel e casas altas, para ficar próximo de Deus.

Início do séc.XV, sob comando do infante Dom Henrique, especialistas em navegação como: cartógrafos, navegadores e astrônomos, de várias regiões européia, foram atraídos para Lagos, cidade próxima do promuntório de Sagres, com o objetivo de desenvolvimento náutico. Uma atitude crucial para o sucesso das expedições portuguesas.

Colaborou também a localização geográfica favorável da Península Ibérica em relação ao oceano Atlântico, equipamentos como bússola, o quadrante, o astrolábio e também, as caravelas, aliviando o saber de que a Terra é redonda.

Decisivo para o empreendimento português foi a conquista de Ceuta, ao norte africano em 1415, cidade importante entreposto comercial que pertencia a islâmicos. Participaram 200 navios e 50 mil soldados. Ao tomar a cidade, descobriram que os comerciantes se afastaram do local com as riquezas.

Nas décadas seguintes, os portugueses realizaram inúmeras viagens e guerras de conquista pela costa africana. Iniciaram pelo norte, área do Mediterrâneo, depois contornaram a costa em direção ao sul em mar aberto, pelo Atlântico.

Estabeleceram fortalezas e depósitos nestes locais, o que garantiu o monopólio mercantil e riquezas como ouro e marfim. Começou nessa época o comércio de africanos escravos, se tornando com o tempo uma das atividades mais rentáveis para os europeus, disputados pelos portugueses, ingleses, flamengos, dentre outros.

No ano de 1498, os portugueses obteram uma de suas maiores vitórias na expansão marítima: contornaram o litoral africano atingindo Calicute, no litoral da Índia. Comandada por Vasco da Gama, a frota partiu de Portugal com 4 navios e 170 homens. Retornaram tendo perdido 2 navios e 115 homens, mesmo assim a carga trazida compensou os gastos iniciais.

Em 1500, para garantir o poder comercial nas Índias. O Governo português enviou uma esquadra poderosa sob o comando de Pedro Álvares Cabral.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online