Guerra do Vietnã

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Vietnã, desde o século XIX, era uma colônia francesa ao sul da China, que conquistou sua independência em 1954, após intensos combates, principalmente após a Segunda Guerra.

O grande mentor da independência do Vietnã foi o Ho Chi Minh, que também liderou os revolucionários contra os americanos, anos depois.
Após a independência em 1954, formaram-se dois governos no país:

- Ao Norte, a República Democrática do Vietnã, com capital em Hanói e comandada por Ho Chi Minh. O governo do Norte pretendia instalar o socialismo, com o apoio da China e da URSS.

- Ao Sul, o Vietnã do Sul, com capital em Aaigon e sob comando de Ngo Dinh Diem e que tinha o apoio dos E.U.A.

Segundo o acordo feito em Genebra, em 1956 deveriam ser realizadas eleições que visavam a unificação do país. Todavia, o governo do Sul não permitiu a realização das eleições, iniciando-se um período de hostilidades entre as duas regiões.

Em 1960, foi fundada a FLN (Frente De Libertação Nacional), que se opunha ao governo de Saigon e tinha o apoio do Vietnã do Norte e do bloco socialista.

Visando manter sua influência na região, os E.U.A resolveram intervir militarmente na região em 1963, dando início a uma sangrenta guerra que parecia não ter fim. Os norte-americanos conseguiram controlar a situação ao sul e investiram contra o Vietnã do Norte o que logo demonstrou-se um terrível equívoco. As tropas americanas que chegaram ao número de 500 000 em 1969, viveram um verdadeiro pesadelo nas florestas tropicais vietnamitas. A participação de mulheres e crianças foi fundamental, pois os soldados norte-americanos não conseguiam distinguir quem era soldado e quem não era.

Numa tentativa de acabar com o conflito, os americanos utilizaram bombas de napalm, um produto químico à base de fósforo que era capaz de devastar florestas inteiras em segundos: quando caía em pessoas era impossível de conter as terríveis queimaduras.

Apesar de 2 milhões de vietnamitas mortos, os norte-americanos não conseguiram sufocar o movimento e, em 1973, foi firmado um acordo em Paris que previa a retirada das tropas americanas. Em 1975 as tropas sul-vietnamitas se renderam e os comunistas assumiram o poder e unificaram o país.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online