A Economia no Regime Militar

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O período pós - 1964 revela um crescimento econômico muito significativo. Os grandes centros urbanos tiveram uma explosão industrial, o que explica também a concentração populacional e a grande migração de nordestinos principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.

Também foi criada a Zona Franca de Manaus, local onde as indústrias poderiam instalar-se e produzir sem pagar impostos. Era uma tentativa para desenvolver todas as regiões do Brasil.

No início da década de 70, começaram as obras da rodovia Transamazônica, que deveria cortar os estados do Pará e do Amazonas. Foram construídas hdroelétricas e inúmeras barragens e a Usina Nuclear Angra I (em Angra dos Reis), que até hoje não mostrou utilidade.

O período do governo Médici foi denominado pelo Ministro da Fazenda, Delfim Neto, como "Milagre Econômico". Só que esse "Milagre" não chegou ao bolso dos trabalhadores, que apesar de reclamarem muito ouviam do Ministro: "Esperem o bolo crescer e aí repartiremos". O "bolo" cresceu mas não foi repartido. A concentração de renda aumentou, ou seja, alguns ficaram com muito e a maioria da população, com quase nada ou nada.

Só que esse "milagre" não durou muito tempo ao contrário, não se passaram mais que 6 anos para a economia decair drasticamente.

Todo crescimento foi conseguido com dinheiro vindo de fora, principalmente Estados Unidos, principal fiador do regime militar desde seu início. A dívida externa brasileira aumentou de forma fantástica nesse período.

Inúmeras multinacionais instalaram filiais no Brasil, só que boa parte dos lucros eram mandados para suas matrizes no exterior. As importações, com raríssimas exceções, sempre foram maiores que as exportações, ficando a balança comercial sempre defasada.

A dependência econômica cresceu muito e o Brasil não deixou de ser um país de economia periférica e isso acarretou uma crise econômica com um grande aumento do desemprego, a diminuição do poder aquisitivo das classes médias da população e aumento inflacionário, tornando inviável o Regime Militar.

0 comments

Postar um comentário

 
Copyright © 2006-2011 - Pédia Online