A revolta recebeu esse nome por causa da vida miserável dos paraenses, que moravam em cabanas. Os cabanos uniram-se aos fazendeiros e fizeram uma das revoltas mais sangrentas do país.
Os revoltosos tomaram Belém e instalaram um novo governo, sob o comando de Félix Malcher, que traiu o movimento fazendo acordos com o governo central, Félix foi assassinado pelos revoltosos que o substituíram por Francisco Pedro Vinagre, que foi um ledo engano, pois, este também os traiu. Por último, quem comandou a revolta foi Eduardo Angelin. Mas, jáera tarde, pois, as tropas imperiais receberam o apoio de tropas mercenárias estrangeiras.
A partir de então, os revoltosos sofreram terríveis reveses. Os cabanos foram forçados a abandonar Belém e a se refugiar no interior. A guerra continuou mas, os cabanos não conseguiram resistir às perseguições e as crueldades dos mercenários.
Cerca de 40 000 pessoas foram mortas das maneiras mais sangrentas. Apesar de conseguirem resistir durante um bom tempo, os revoltosos foram obrigados a se render em 1840, sem conseguir nada que pediam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)











0 comments
Postar um comentário